Translate

sábado, 22 de março de 2025

Relatório e Estatísticas dos experimentos realizados em Curso de Magnetismo

 

Grupo Espírita Semeadores da Paz

Rua Dr. Luiz Carlos de Barros Viana, 56. Altos. Pq. Imperial. Campos dos Goytacazes, RJ

 

Curso de Passe Magnético (II Parte)

Data: 13/04/2024

 

 

No dia 13 de abril do ano 2024, foi realizado curso de Passe Magnético no Grupo Espírita Semeadores da Paz, coordenado pelo dirigente deste, Leonardo Paixão.

Como a Doutrina Espírita está assim definida por Allan Kardec:

 

O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações (Kardec, Allan. O que é o Espiritismo. Preâmbulo. 49. ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2004. p. 50)

 

Em nossos cursos de Magnetismo, temos, desde o ano 2018, realizado as mais diversas experiências, tais como: magnetização de água; psicometria; magnetização de humanos; magnetização à distância; hipnose; sugestão pós-hipnótica; clarividência. Desse modo, estamos realizando o que Allan Kardec chamou em O Livro dos Médiuns de Espiritismo Experimental.

 

Trazemos aqui um relatório e dados estatísticos dos experimentos realizados no ano 2024.

 

 

Relatório e Estatísticas dos Experimentos Realizados

 

Passe a Distância 


06 pessoas no salão

04 pessoas na cabine de passe

Total de 10 participantes.

 

O orientador pediu para que as 06 pessoas que estavam no salão se concentrassem em apenas 01 pessoa específica – foi anotado o nome da pessoa em um papel e colocado também em voz baixa (inaudível) aos que estavam na sala de passe o nome da pessoa especifica a receber o passe à distância, já que o salão estava na penumbra para se possibilitar melhor concentração.

 

As 04 pessoas que estavam na sala de passe relataram as seguintes percepções ao fim do experimento, retornando e expondo sobre no salão:

 

J: Tinha alguém lá, mas não sei quem era; calor no corpo, mão aquecida até o antebraço, formigando...

 

M: Tinha a presença e eu estava desdobrado, em pé, ao lado do ventilador.

 

C: Celina e um homem e uma mulher ao lado esquerdo; ouvi passos como se um dos do salão estivesse caminhando por todos.

 

R. C: Vi Alberto e Dr. Young, deram passes em mim. Alberto em movimentos rápidos e Dr. Young em movimentos lentos e depois deram passe em M. E uma pessoa me olhou (não identificada).

 

Conclusão: difícil perceber se a C. (que foi a pessoa especificada para receber o passe à distância), realmente o percebeu.

Uma importante observação que a C. colocou depois dos relatos: “Ouvi um sopro”. E a R. (que estava no salão) disse que quando dá o passe à distância mentaliza que está a soprar. Tal sopro só a C. ouviu, os demais não, isso traz evidência da percepção de C. E B. colocou que se visualizou a andar até a sala de passe e C. relata, conforme está acima, de que ouviu passos como se uma pessoa do salão estivesse a caminhar por todos, o que é evidência de que C. teve percepção de pessoas atuando sobre ela.

 

Experiência da água magnetizada

 

Os participantes foram convidados a irem todos para a sala de passe e o orientador chamou 05 participantes para realizarem a magnetização da água.

 

- Terminada a magnetização foi pedido para que os participantes que ficaram na outra sala se apesentassem e que as águas magnetizadas (copos específicos) fossem entregues aleatoriamente aos demais participantes.

- O que foi posto na água?

R. C: gosto amargo; J: mentalizou saúde (na mão esquerda) na magnetização de J. feita com a mão direita, C. sentiu gosto doce (foram dois copos magnetizados); C: visualizou Capim Limão (a vovó magnetizou por ela).

L: primeiro sentiu suavidade e no final cica; R: visualizou/mentalizou ao magnetizar  a água, suco de uva.

M: nada sentiu. A. C. magnetizou a água, mentalizou o remédio necessário para quem fosse tomar. 

A. L.: sentiu uma coisa doce, não conseguiu distinguir o que era. P: magnetizou a água mentalizando menta e lavanda e enquanto formulava a magnetização, pensou em a pessoa sentir algo bom.

 

Estatísticas

Quanto ao experimento com o passe à distância, houve 8, 33% de acertos.

 

O cálculo é feito na seguinte base: Número de acertos/número total de tentativas x 100%, logo, como se teve 2 acertos, temos que (2/24) x 100% = 8, 33%

 

Quanto ao experimento com a água magnetizada:

(5/6) x 100% = 83, 33% de resultados.

O cálculo foi feito na seguinte base: número total de pessoas ativas (magnetizadores) com resultados/número total de pessoas ativas x 100%