Translate

quarta-feira, 21 de maio de 2014

LUTA CONTRA O MAL
Por Leonardo Paixão

"O bem que eu quero esse eu não faço, mas o mal que eu não quero esse eu faço" - Paulo (romanos, 7:19).

O desabafo do Apóstolo Paulo nos faz refletir sobre o intenso desejo do Bem a fazer que surge em nós vez que outra, mas logo nos percebemos criaturas frágeis, não resistentes aos apelos do passado distante a reclamar de nós constante vigilância.
Muitos aprendizes do Evangelho, que somos todos, falam da luta contra o mal que há em si próprios, tal como o "espinho na carne" (II Coríntios, 12:7), de que o Apóstolo Paulo também alertou.
Não há como nos fazermos discípulos do Cristo apenas quando estivermos sem manchas. O mal que ainda nos aflige é parte de nosso Espírito, é a expressão das experiências vividas através dos evos e que ainda subsistem em nossa atual roupagem. Este fato não deve nos trazer desânimo, muito pelo contrário, há de encher-nos de alegria e coragem, pois se antes não identificávamos os defeitos próprios, hoje temos consciência deles.
De nada adianta o desespero e a angústia ante o fato de ainda não conseguirmos a vitória plena sobre nós próprios, na luta contra o mal que há em nós, é também necessária a virtude da paciência. Exemplo disto o temos em São Francisco Xavier - em O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XII, item 14 deixou uma mensagem sobre o duelo. Francisco Xavier era muito irritadiço, por pouca coisa virava uma fera, levou sete a oito anos para dominar tal ímpeto e nos deixou uma lição quando disse: "Se a cada ano eliminássemos um defeito, em breve seríamos perfeitos". Mas, como vemos, o missionário das Índias levou ele próprio muito mais de um ano para aplacar o mal da ira que lhe era uma constante, pensemos: quanto tempo precisaremos nós? A resposta estará no esforço de cada um.
Na mensagem que consta no O Evangelho segundo o Espiritismo, Francisco Xavier a encerra com a máxima do Cristo: "Não façais aos outros o que não quiserdes que vos façam" (Mateus, 7:12). Ao seguirmos esta máxima, desaparecerão todas as causas de dissensões na Humanidade.
 
27/10/2010
Campos dos Goytacazes, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário