Translate

sexta-feira, 28 de abril de 2017

RELACIONAMENTOS

MARIA MODESTO CRAVO
 
 
 
 
A vida em sociedade é fator da evolução humana, sem a cooperação precisas entre os animais o psiquismo em evolução jamais alcançaria o sentimento de solidariedade e de compaixão. Podemos, obviamente, irmos muito além dos animais, das plantas e dos organismos unicelulares, pois sem que houvesse atração entre partículas atômicas e subatômicas a vida não se processaria no Universo.
 
Em toda parte a cooperação.
 
Mesmo em meio aos instintos brutais de sobrevivência que vemos nas selvas, observam-se os bandos no trabalho de cooperação uns com os outros para que haja sobrevivência. Também assim entre os homens e mulheres que ainda se mantém na ignorância e servem ao mal e, como a Lei é sábia, mesmo aí é preciso haver, ainda que por interesse pessoal, cooperação entre os que assim vivem.
 
Sem que, em qualquer espécie de relacionamento, haja cooperação, este não sobrevive, por isso, buscamos falar especialmente ao núcleo máter da sociedade - a família - para que cooperem uns com os outros em todos os setores: educação, organização, possibilitando harmonia na vida cotidiana. Advertimos, porém, que sem o diálogo franco, mas sem rudeza, qualquer relacionamento se torna inviável, seja ele, familiar, amigável, profissional. Se insistimos no diálogo fraterno e compreensivo é porque a falta de comunicação neste mundo em que a Tecnologia da Informação faz parte do cotidiano do ser contemporâneo, tem promovido o sentimento de indiferença para com as questões do outro que tal como todos está e é necessitado de ser ouvido, de que se lhe dê atenção.
 
Terapias diversas no ramo da Psicologia e suas derivações bem como as terapias holísticas têm recebido procura e isto porque mesmo entre amigos, por exemplo, não raro, há a audição neutra, sem julgamentos, da parte do que é procurado para o outro expor seus conflitos, suas dores, suas mágoas, além do julgamento ante a atitude do outro há também, muitas vezes, o tomar para si o problema que diz respeito ao outro e de se considerar que o outro deva agir conforme se pensa, esquecendo que cada ser humano guarda a sua singularidade. Quando compreendermos isso haveremos de tanto ter compaixão genuína quanto empatia.
 
Buscar um relacionamento saudável é aprender a viver a própria vida libertando-se e libertando o outro, do contrário será manter-se em relacionamentos tóxicos apertando laços fluídicos nocivos a desajustarem os centros de força, mais comumente os chacras frontal, cardíaco e gástrico (1), afetando a lucidez do raciocínio, o administrar dos sentimentos e das emoções.
 
Amar não é apegar-se, amar é o ato incondicional de estar bem e sabendo bem a quem se ama, tanto quanto de respeitar o momento daquele ou daquela que ainda não deu o fruto do amadurecimento. Este o amor apregoado e exemplificado pelos missionários da Humanidade que pode sim, ser cada um de nós.
 
Amar sem condições, sem exigências é o caminho único para a libertação.
 
Da amante do bem e servidora do Cristo,
 
Maria Modesto Cravo
(Página recebida espontaneamente no dia 13/04/2017 em Campos dos Goytacazes, RJ, pelo médium Leonardo Paixão).
 
Nota do médium: O Espírito André Luiz nos esclarece sobre as administrações dos centros de força ou chacras, vejamos:
 
Centro frontal ou cerebral - "com influência decisiva sobre os demais, governando o córtice encefálico na sustentação dos sentidos, marcando a atividade das glândulas endocrínicas e administrando o sistema nervoso em toda a sua organização, coordenação, atividade e mecanismo, desde os neurônios sensitivos até as células efetoras" (XAVIER, Francisco Cândido; VIEIRA, Waldo. Evolução em Dois Mundos. Primeira Parte, item Centros Vitais, cap. 2).
"(...) a visão, a audição, o tato e a vasta rede de processos da inteligência que dizem respeito à palavra, à cultura, à arte, ao saber. É no 'centro cerebral', que possuímos o comando do núcleo endocrínico, referente aos poderes psíquicos" (XAVIER, Francisco Cândido. Entre a Terra e o Céu. Cap. 20).
 
Centro Cardíaco - "(...) sustenta os serviços da emoção e do equilíbrio geral" (XAVIER, Francisco Cândido. Entre a Terra e o Céu. Cap. 20).
 
Centro Gástrico - "(...) que se responsabiliza pela penetração de alimentos e fluidos em nossa organização" (XAVIER, Francisco Cândido; VIEIRA, Waldo. Evolução em Dois Mundos. Primeira Parte, cap. 20). Tem ação sobre a digestão e a absorção de alimentos.
 
 
 
 
 
 

3 comentários: