Translate

sexta-feira, 17 de março de 2023

Quais estudos os Espíritos realizam?

Quais estudos os Espíritos realizam no Mundo dos Espíritos, são apenas relativos à vida espiritual em si ou estudam também as ciências, a filosofia e/ou a religião que estudavam na Terra?

Por Leonardo Paixão (*)


Primeiro se faz necessário colocar que a reencarnação é um processo da vida espiritual, pois traz desenvolvimento ao Espírito.

É interessante observarmos que, Allan Kardec, no item XIII da Introdução de O Livro dos Espíritos, afirma: "Ninguém, pois, se iluda: o estudo do Espiritismo é imenso; "interessa a todas as questões da metafísica e da ordem social" (grifei). Logo, o Espiritismo traz respostas à chamada Filosofia Primeira: a Metafísica ou Ontologia (o estudo do Ser) e respostas e reflexões importantíssimas com relação às questões de ordem social que são estudadas pela Sociologia, pela Psicologia, pela História, pela Geografia, pela Agricultura, pela Engenharia, pela Medicina, pela Educação,  pela Economia, pela Matemática, pela Estatística, pela Lógica, isto em se falando de Ciências Fundamentais: Sociologia, Psicologia (também são fundamentais a Química, a Física e a Biologia); Ciéncias Abstratas: Matemática, Estatística e Lógica; Ciências Combinadas: História, Geologia e Geografia; Ciências Aplicadas: Agricultura, Engenharia, Medicina, Educação e Economia.

A Filosofia e a Religião fazem parte desses estudos igualmente.

Por que é importante observarmos isso? Para que compreendamos que os Espíritos que estão no Além, não ficam a estudar somente sobre reencarnação, obsessão, mediunidade, vida em outros planetas, evolução, etc, eles estudam sobre essas temáticas, porém, dentro delas está todo um conjunto das Ciências, da Filosofia e da Religião.

O estudo da reecarnação envolve as questões biológicas, químicas e físicas bem como as psicológicas e sociológicas que irão avaliar o meio em que o Espírito renascerá e as influências deste sobre a sua personalidade. No livro O Consolador, do Espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier, na Segunda Parte, Filosofia, tópico Vida/Aprendizado, pergunta 121 assim está: "121 - O meio ambiente influi no Espírito? - O meio ambiente em que a alma renasceu, muitas vezes constitui a prova expiatória; com poderosas influências sobre a personalidade (grifei), faz-se indispensável que o coraçâo esclarecido coopere na sua transformação para o bem, melhorando e elevando as condições materiais e morais de todos os que vivem na sua zona de influênciação".

Essa resposta de Emmanuel traz-nos o raciocínio seguinte: ponto muito importante para refletirmos sobre as lutas do Espírito encarnado sobre as influências do meio em que vive. No Brasil, por exemplo, o Espírito irá lidar com uma sociedade estruturada em machismo, racismo, intolerância religiosa, homofobia, transfobia, no "jeitinho brasileiro", isso para falar sobre influência da estrutura social de uma nação.

Os Benfeitores Espirituais, quando há uma programação reencarnatória (porque nem sempre há), avaliam tal estrutura e, particularmente, o meio familiar e comunitário em que o Espírito candidato à reencarnação poderá viver e, se o meio for percebido por uma influência que poderá ser quase invencível ao Espírito e ser fator de queda para ele, os Benfeitores, não raro, reavaliam e buscam outras possibilidades para aquela reencarnação.

Da mesma forma os assuntos como obsessão interessa ao campo da Medicina, da Educação, da Psicologia; a mediunidade interessa igualmente à Medicina, à Psicologia, à Educação, à História, à Geologia, à Geografia,, à Física,  à Filosofia, tanto pelas pesquisas em relação aos efeitos orgânicos e psicológicos nos médiuns e as consequências morais que o ensino dos Espíritos trazem quanto às possibilidades reveladoras sobre a História da Humanidade, à formação da Terra (ler o livro Os Enigmas da Psicometria, de Ernesto Bozzano é recomendável) e em relação à Física, o livro Mecanismos da Mediunidade, do Espírito André Luiz é um bom exemplo a respeito; vida em outros planetas fará o Espírito estudar Astronomia, Astrofísica, Exobiologia, Ufologia; evolução é assunto que faz o Espírito estudar especialmente a Biologia. A obra Evolução em Dois Mundos, do Espírito André Luiz é também um bom exemplo a respeito.

Como vemos, os estudos que o Espírito realizou na Terra ele o continuará a fazer no Mundo dos Espíritos, no entanto, ampliará seu campo de observação por estar liberto das limitações que o corpo fisico lhe impunha.

Leonardo Paixão
Fundador e Presidente do Grupo Espírita Semeadores da Paz, Campos dos Goytacazes, RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário