Translate

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

FENÔMENO OBSESSIVO

YVONNE A. PEREIRA


“Chama-se obsessão à ação persistente que um mau espírito exerce sobre um indivíduo”.
 (A Gênese, Allan Kardec, cap. XIV)


 É comum termos nos meios espiritistas, adeptos apressados que a qualquer ocorrência malsã advinda a si próprios ou a outrem logo pensem na influência de seres desencarnados, quando as nossas ações também refletirão em nossas vidas o caudal de bem ou mal a que nos propomos.

 Allan Kardec foi bem claro na definição do fenômeno obsessivo: “ação persistente que um mau espírito exerce sobre um indivíduo”. Fica bem perceptível aí que obsessão tem a ver com ação premeditada como a vingança ou o ato, ainda próprio a mentes inferiores, de deliberar o mal quando – no caso a que estamos a discorrer – encontram mentes perversas a lhes facilitarem a sintonia.

 Vemos diante de um mundo aboletado pelo conúbio de mentes as mais diversas, que o flagelo obsessivo é uma realidade, no entanto, não se poderá esquecer o adepto cuidadoso e ciente das propostas do Espiritismo Cristão que, o fenômeno obsessivo – em qualquer escala: simples, fascinação ou subjugação – só se manifestará diante de uma moral enfraquecida para suportar as investidas dos adversários da Luz.

 Tarefa muito nobre do Consolador na Terra é o serviço de desobsessão que, além das reuniões próprias para tal mister, conta também com o auxílio da terapêutica espírita que muitos chamam de tradicional e, no entanto, é com ela que se alcançam belos resultados, falamos das reuniões públicas de orientação evangélico-doutrinária, dos passes e da água magnetizada.

 Não desprezaremos o campo da experimentação, mas não seremos coniventes com propostas, ainda que de boa apresentação, mas distantes da evangelização. Cuidemos de discernir as propostas muito entusiastas que surgem aqui e ali, pois, ao aceitá-las poderemos vir a amargar muitos desgostos, atrasando assim a nossa marcha rumo ao progresso.

 O fenômeno obsessivo só será devidamente erradicado quando a criatura arrancar a erva daninha do descarrilamento moral em que vive, de outro modo pode-se ter momentos de trégua, mas não a paz verdadeira que só alcançaremos segundo as pegadas do Nazareno.

 Estudo sério, decisão consciente de mudança de estado mental e trabalho de auxílio ao próximo, eis a tríade a nos defender das forças psíquicas que desejam a nossa queda no lamaçal.

 Trabalhemos por Jesus e o mal em nós próprios adormecerá para ressurgir no Bem em Deus.

 Yvonne do Amaral Pereira
(Mensagem psicografada no dia 20/10/2012 pelo médium Leonardo Paixão).


Nenhum comentário:

Postar um comentário