Translate

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

REVELAÇÕES MEDIÚNICAS CONFIRMAM QUE EURÍPEDES BARSANULFO NÃO FOI POLICARPO DE ESMIRNA

Por Leonardo Paixão (*) e Mabel Cristine Lírio Rodrigues (**)

Desde que nos dedicamos ao estudo do Espiritismo, a figura de Eurípedes Barsanulfo nos chamava a atenção, porém, os diversos afazeres na Seara e estudos outros não nos permitiram maior aprofundamento na biografia do apóstolo Sacramentano. Há alguns meses, no entanto, pesquisando com a nossa irmã Mabel, que foi convocada pela Espiritualidade Maior a se dedicar à pesquisa sobre a vida de Eurípedes Barsanulfo e suas reencarnações por consequência (no decorrer do tempo o fruto desta pesquisa surgirá), nós estamos nos dedicando a tal. Para não nos alongarmos muito, vamos aos fatos.
            
Na literatura espírita atual, têm-se diversas obras biográficas sobre Eurípedes Barsanulfo, algumas trazendo notícias de suas vidas passadas e uma delas seria a do discípulo de Ignácio de Antioquia: Policarpo. Há até quem escreveu que Chico Xavier no ano 1954 teria recebido de Emmanuel a revelação de que Eurípedes fora educado por Ignácio, discípulo de João Evangelista e que este educando substituiria Ignácio em suas pregações na Palestina. No entanto, o médico Dr. Oswaldo de Castro em entrevista à Revista O Mensageiro deixa claro que Dr. Bezerra de Menezes (Espírito) afirmou que Eurípedes Barsanulfo no ano 60/70 d. C. fora um general que se converteu depois ao Cristianismo. Eis aqui o seu testemunho:

“Casos com o Waldo Vieira.
Certa vez, diante da fila que se formava em frente à Comunhão Espírita Cristã para recebimento das cestas de alimento, Waldo me disse que tinha tido um sonho. "Eu vi todo esse pessoal aqui na fila, mas nós estávamos fardados."
O entendimento desse sonho vem através da explicação do Dr. Bezerra [de Menezes], que havia lhe dito que lá pelos anos 60, 70 d.C., Eurípedes Barsanulfo era general e perseguidor do Cristianismo e o Waldo também. Eurípedes se converteu ao Cristianismo, chegou para as tropas e disse: "em nome de Jesus Cristo, deponham suas armas." O Waldo foi o primeiro. Eurípedes, através de reencarnações, foi reunindo aquelas vítimas, que acabaram por reencarnar em Sacramento [MG], onde ele nasceu e desencarnou cuidando de todos até o fim, vitimados pela gripe espanhola. Bezerra diz que Eurípedes Barsanulfo, para ser um Eurípedes Barsanulfo demorou mil oitocentos e tantos anos, (não me lembro quanto). Eurípedes, querendo ou não, teve a rua com seu nome. "A praça de guerra de Eurípedes se transformou em praça da caridade" – fazendo referência ao nome da rua Professor Eurípedes Barsanulfo, onde fica a Comunhão Espírita Cristã. Chico disse que Eurípedes é tão humilde que não se deixa aparecer. "Eu sei que ele nos ajuda." (
Se Eurípedes foi um general em 60/70 d. C., com certeza não poderia ter envergado a personalidade Policarpo de Esmirna, até porque este conhecera João Evangelista ainda criança:

“Ao acenar para a irmã querida, Alceu chamou a atenção de João, que pousou seu olhar lúcido na figura graciosa da criancinha.
O apóstolo, instintivamente, recordou-se de quando conheceu Ignácio, ainda criança, e o carinho que Jesus dispensava sempre aos pequeninos. Esboçando largo sorriso na face iluminada pelo cumprimento do dever, João reconheceu-se em grande familiaridade com o pequeno.
Sem compreender o impulso espontâneo, correu na direção do garoto, abrindo os seus braços como a convidá-lo  a saudoso amplexo.
Policarpo, então, desprendeu-se de pronto das mãos da mãezinha e, dando intermitentes gargalhadinhas infantis, correu rumo ao apóstolo, atirando-se-lhe ao colo como se fossem velhos conhecidos” (Ignácio de Antioquia: episódios históricos do Cristianismo Primitivo/pelo Espírito Theophorus: psicografia de Geraldo Lemos Neto. 2. Ed. revisada e ampliada – Belo Horizonte: Vinha de Luz, 2009. P. 251, capítulo XXVIIII da 2ª Parte).

Estando a pesquisar sobre esta questão do general e de Policarpo, recebemos a seguinte orientação espiritual por meio da psicografia:

“Tendo Policarpo nascido em 80 d. C., pensem; ou Eurípedes foi o general ou Policarpo, pois que impossível é o Espírito se dividir.
Se ele foi o general e é o que consta de informações mediúnicas, com certeza ele não foi Policarpo, pois este, tendo nascido em 80 d. C., não poderia ter sido um general em 60/70 d. C.
Inácio Ferreira”
(Recebida espontaneamente pelo médium Leonardo Paixão no dia 23/01/2016 em casa da irmã Mabel em Grussaí, São João da Barra, estando o médium e a referida irmã pesquisando sobre as reencarnações de Eurípedes Barsanulfo).

Após recebida esta orientação e pesquisando para lhe averiguar a veracidade, entrei em contato com a irmã Mabel via whatsapp em 26/01/2016  e lhe coloquei:

Dr. Inácio (1) e o Velho (2) sabem das coisas, eu realmente não sabia nada sobre isso”.
Mabel: “acho que podemos esquecer Policarpo de vez, mas seria bom registramos de onde vem essas informações. O livro que pedi já está em trânsito”.
Leonardo Paixão: “Com certeza”.

Para que o leitor tenha aqui este registro iremos transcrevê-lo:

Policarpo de Esmirna – Reencarnação de Manoel Quintão (ex-presidente da FEB)

"(...) Sabemos de Chico Xavier que em breve tempo aquelas belíssimas produções poéticas chamaram a atenção de dedicado servidor da Federação Espírita Brasileira (FEB), na época seu vice-presidente, o Sr. Manuel Quintão. Profunda amizade uniu o jovem médium de Pedro Leopoldo ao eminente espírita do Rio de Janeiro, reatando, então, os laços de afeto de vidas passadas (...)
Digno de nota é o fato de Chico Xavier revelar ao seu sobrinho-neto, Sérgio Luiz, que Manuel Quintão fora, em vidas passadas, o discípulo de João Evangelista e de Ignácio de Antioquia na cidade de Esmirna, na província romana da Ásia, ocasião em que envergou a personalidade de Policarpo de Esmirna. O próprio Manuel Quintão fora informado pelo Chico dessa revelação espiritual e em um de seus últimos artigos doutrinários escreveu para concluir: “Policarpiando…
Temos conosco, por especial obséquio do sobrinho-neto de Chico Xavier, Sérgio Luiz Ferreira Gonçalves, os originais das belíssimas cartas que Manuel Quintão escreveu a Chico naqueles primeiros tempos. Delas destacamos alguns interessantes trechos, que ilustram o apoio e o esclarecimento que o jovem Chico teve de Manuel Quintão (...)"
Geraldo Lemos Neto
Pedro Leopoldo, 2 de abril de 2010 | Casa de Chico Xavier | Vinha de Luz Editora
___________________
Policarpo de Esmirna - discípulo de João Evangelista e de Ignácio de Antioquia na cidade de Esmirna, na província romana da Ásia | http://www.polycarpmovie.com/
Do livro "Chico Xavier - O primeiro livro — Francisco Cândido Xavier | Espíritos diversos | Vinha de Luz Editora | 2010
Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Nuno Emanuel | Via Facebook 15/03/2015

(*) – Leonardo Paixão é trabalhador espírita em Campos dos Goytacazes, RJ, colaborando com amigos de ideal no Grupo Espírita Semeadores da Paz.
(**) – Mabel Cristine Lírio Rodrigues é trabalhadora espírita em Campos dos Goytacazes, RJ, colaborando com amigos de ideal no Grupo Espírita Semeadores da Paz.

NOTAS: (1) Dr. Inácio Ferreira foi médico psiquiatra que atuou no sanatório espírita de Uberaba por 50 anos e dentre suas inúmeras obras escreveu “Subsídio para a História de Eurípedes Barsanulfo”, a primeira obra biográfica do médium de Sacramento.

(2) Velho, é como chamamos carinhosamente o Amigo espiritual que se denomina “Velho Capim” e que tem atuado nos médiuns Terezinha Rosa e Leonardo Paixão, ambos trabalhadores do Grupo Espírita Semeadores da Paz.
Sobre a questão de se buscar o nome do general que foi Eurípedes em vida passada e outras encarnações dele como a de um médico alemão e de um anônimo lenhador, o Velho Capim comunicou e disse que não adiantaria, pois Dr. Bezerra não autorizou a revelação destas encarnações e, provavelmente, o próprio Eurípedes, depreendemos...
Um outro fato mediúnico foi colocado pela irmã Mabel: "Quando o Velho Capim falou do general e das outras encarnações, ele disse que não adiantaria procurar porque nao iamos achar nada, pois, Dr Bezerra não tinha autorizado a revelação dessas encarnações e outras mais. Isso foi uma resposta até para minhas indagações mentais" (A irmã Mabel não tinha colocado esta sua dúvida ao médium)

6 comentários:

  1. Um discurso que não convence quase ninguém. Acho que mediunidade não é para escavações arqueológicas espirituais, mas sim para socorro a encarnados e a desencarnados. Quem leu "Os Mensageiros" fica sabendo dos "moradores de rua" espirituais que são levados aos centros para serem encaminhados, como fazem os serviços fraternos que socorrem os encarnados moradores de rua. Note-se que o número de médiuns novidadeiros está aumentando. acompanho mediunidade desde os meus tempos de criança, há oitenta anos. Por isso posso dizer que está havendo uma mudança para pior. Aumenta, dia a dia, o número de psicógrafos, psicopictógrafos... Os verdadeiros trabalhadores da caridade estão sumindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Passini, concordo em que há muitos médiuns realizando um desserviço à Doutrina, no caso aqui colocado, os fatos mediúnicos confirmam a "escavação" a que o confrade colocou.
      Eu, Leonardo Paixão e a irmã Mabel Cristine Lírio, sabemos muito bem de nosso trabalho junto a outros irmãos de nosso Grupo com moradores de rua, encarnados e desencarnados, das visitas a irmãos hospitalizados,do atendimento desobsessivo...penso que o confrade está fazendo juízo de valor...pois veja:

      Repassando ao irmão as atividades de nosso Grupo:

      Segundas às 19:30h - Desobsessão (Reunião Privativa nos moldes colocados por Kardec em O Livro dos Médiuns e por André Luiz em Desobsessão);

      Terças às 19:30h - Reunião de Tratamento à Distância (Reunião Privativa,em sintonia com a Fraternidade Espírita Peixotinho, Recife, PE, dirigida pelo Professor Humberto Vasconcelos) e às 21h distribuição de lanche aos moradores de rua e pregação do Evangelho e Oração tudo em praça pública e já se teve a bênção de dois moradores de rua conseguirem emprego e sairem das ruas;

      Quartas às 19:30h - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita e Passes (estaremos este ano às 18:30h,tendo a Evangelização Infantil neste dia);

      Quintas às 14h - Visita ao Hospital Manoel Cartucho e às 19:30h - Estudo do livro "Memórias de um Suicida" (iniciando neste ano às 20:15h - reunião de estudo da educação mediúnica neste dia);

      Sextas às 19:30h - Estudo do livro "Não há Mais Tempo";

      Sábados às 09:30h - Estudo da obra de Yvonne Pereira (1., 3., e 5. Sábados) e do livro Nosso Lar(2., e 4. Sábados); Psicografia de cartas consoladoras (basta deixar o nome completo do desencarnado,não mais - tarefa que tem consolado muita gente), médium responsável: Leonardo Paixão); Passes de Tratamento.

      Além destas tarefas, o Grupo Espírita Semeadores da Paz realiza Encontros Fraternos nas casas de seus membros, onde há estudos e preces e, também, os momentos de comensalidade.
      Outra coisa: quando um membro adoece ou precisa de socorro, se vai a sua casa e se lhe auxilia, seja no aspecto material, seja no espiritual...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Em fevereiro de 2015, devido problemas de saúde, estive hospitalizada por oito dias. Durante a internação, fui "intuída"a buscar informações sobre Professor Eurípedes Barsanulfo, primeiro fiquei sem saber o significado do que estava sentindo, depois, recebi uma mensagem direcionada a minha pessoa.Frequento o GESP há dois anos, cresci acompanhando minha mãe em seus estudos e suas tarefas espirituais, portanto, não sou aquilo que pode se chamar leigo, participo das tarefas espirituais realizadas pelo grupo e busco estudar ativamente as obras de Kardec e André Luis. O meu objetivo não é convencer o outro, pois, nada sou do que uma mera aprendiz, porém, gostaria de partilhar com todos aquilo que meus irmãos espirituais me possibilitaram conhecer.

    Mabel Lirio

    ResponderExcluir
  3. Este site não existe - (www.omensageiro.com.br/entrevistas/entrevista-91htm)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faz tempo que foi escrito este texto aqui, é provável que este sitw nâo maos esteja no ar, porém,buscamoa sempre eacrever fundamentados em textos confiáveis, uma pesquosa em sittes de buscas poderá confirmar a citação aqui postada). Agradecido pelo aviso.

      Excluir