Translate

domingo, 18 de junho de 2023

Nos Bastidores da Obsessão - Estudo

Estudo do livro Nos Bastidores da Obsessão, do Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco.

Exórdio - Continuação


"Diversos companheiros encarnados e nós participávamos, em desdobramento parcial pelo sono, das atvidades da desobsessão e das incursões no mundo espiritual sob o comando de abnegados mentores que nos sustentavam e conduziam, adestrando-noa nas realidades da vida extracorpórea".


Comentário de Leonardo Paixão:

As atividades de desobsessão continuam a ser exercidas no Mundo dos Espíritos, diversos são os relatos em livros sobre e orientação dos Guias Espirituais que dirigem os trabalhos de desobsessão para que todos da equipe mediúnica orem antes de deitar para dormir com o desejo sincero de ser instrumento para auxílio aos trabalhos que se desdobram no Além.


"(...) Como se tornassem cada vez mais complexas as tarefas em curso, a bondade dos amigos espirituais procedeu a conveniente censura das lembranças de modo a que a nossa vida material não fosse afetada pelas recordações de tais realizações".

Comentário de Leonardo Paixão:

Impressões muito vívidaa de ocorrências no Mundo dos Espíritos, podem promover desarmonia na vida de vigília, daí este cuidado dos Benfeitores.

Desequilíbrios por contante lembrança das imagens vistas nos cenários de Além Túmulos, levando a pensar constante sobre e despreocupação da vida de Espírito reencarnado; extrema preocupação com possíveis ataques espirituais; e até mesmo um proposital desleixo com a vida de trabalho na Terra, por considerar erroneamente que, a vida espiritual somente é que importa, desconsiderando que a reencarnação é uma fase da vida do Espírito.

"(...) Longe de ser um tratado sobre obsessão e desobsessão, é um ligeiro estudo-prático, através de uma família anatematizada pelas perturbações de Além-Túmulo".

Comentário de Leonardo Paixão:

É muito importante nosso acesso às informações que nos traz o Espírito Manoel Philomeno de Miranda, pois temos assim o estudo de um Espírito que, encarnado trabalhou com desobsessão e desencarnado traz o seu olhar ampliado com informações que, quando encarnado não tinha acesso tal como nós não temos, e através daa obras de Benfeitores como Miranda podemos aprofundar os mecanismos da obsessão e da desobsessão.

É interessante observarmos o seguinte relato:

Contou Divaldo na comemoração dos 130 anos de Manoel Miranda, em palestra proferida na FEEB - Sede Histórica:

Estava orando e agradecendo a Deus, quando entraram duas entidades venerandas, ambas de cabelos brancos. A primeira me era conhecida, e falou: Divaldo eu sou José Florentino de Sena, mas todos me conhecem por José Petitinga, nome que adotei depois do incidente de que fui objeto na cidade onde morei.

Nós somos velhos conhecidos, e quero lhe apresentar um querido companheiro - Manoel Miranda que é trabalhador da nossa causa e continua trabalhando lá, na nossa casa...

Manoel Miranda acercou-se-me e disse: "chame-me apenas de Miranda que é o que mais gosto. Nós temos um longo trabalho pela frente e vamos pedir a Deus que abençoe os nossos esforços"...

Em 1968, Miranda comunicou-se afirmando:

Desde que desencarnei, eu venho me dedicando há 30 anos ao estudo da obsessão. Disse-me ainda: "... havia um paciente que frequentava nossas reuniões mediúnicas, que era obsidiado; eu lidei com essas entidades anos a fio sem conseguir penetrar no âmago. Desencarnei, o meu paciente já havia morrido, e eu me impus o dever de procurá-lo... e ele continuava obsidiado.

E eu fui estudar a psicogênese da reencarnação. Faz 30 anos que, como qualquer universitário, estudo as leis de causa e efeito. Não fui homem de cultura, mas fui homem de bom senso e dedicado à lei da caridade. Então eu gostaria de mandar para a Terra as informações a respeito da reencarnação e das obsessões... Pedi permissão à Veneranda Joanna para escrever por seu intermédio...".

Divaldo esclareceu que não seria ele, o Miranda, o autor real do livro, mas uma espécie de narrador das experiências que outros realizariam... E foi desta forma psicografado o livro Nos Bastidores da Obsessão.

Quando Divaldo concluiu o livro, esteve com a médium Yvonne Pereira e narrou todo o processo da psicografia da obra, dizendo que pretendia oferecê-la à Federação Espírita Brasileira (FEB), pelo significado profundo do seu conteúdo. Então Yvonne lhe disse: "Se esse livro fosse meu, eu colocaria como título Nos Bastidores da Obsessão, acrescentando ser pertinente se tomar conhecimento do que acontece atrás da cortina".

Divaldo levou a sugestão a Miranda, que acolheu a ideia, e o livro foi encaminhado à FEB, que o publicou.

Em encontro com Chico Xavier, Divaldo foi informado de que o trabalho de Miranda é um desdobramento das obras do Espírito André Luiz, no aspecto da obsessão. (Grifei).


Fontes consultadas: 

- FRANCO, Divaldo/MIRANDA, Manoel Philomeno de (Espírito). A Prática Mediúnica Espírita. 1. ed. FEB: Brasília, DF, 2022. Organizadoras: Marta Antunes Moura e Carmem L. P. Silveira.

- Vídeo da palestra por Divaldo Franco, na comemoração dos 130 anoa de Manoel Miranda na Sede Histórica da FEEB, 2006.





Nenhum comentário:

Postar um comentário