Translate

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Nos Bastidores da Obsessão- Estudo.

Estudo do livro Nos Bastidores da Obsessão, do Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco.

Prolegômenos

"Os Espíritos exercem incessante ação sobre o mundo moral e mesmo sobre o mundo físico. Atuam sobre a matéria e sobre o pensamento e constituem uma das potênciaa da natureza, causa eficiente de uma multidão de fenômenos até então inexplicados e que não encontram explicação racional senão no Espiritismo" (O Livro dos Espíritos  - Allan Kardec  - Introdução-28. ed. FEB-p. 23).

Comentário de Leonardo Paixão:

As ações dos Espíritos sobre o mundo moral se dão através da influência que exercem sobre os nossos pensamentos e sobre o mundo físico os Espíritos atuam nos mais diversos fenômenos da Natureza, tais como a evolução das espécies, as chuvas, os abalos sísmicos. Sobre esse assunto ver os livros A Caminho da Luz, Espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier; Evolução em Dois Mundos, Espírito André Luiz, psicografia de Chico Xavier e Waldo Vieira; a questão 540 e seguintes de O Livro dos Espíritos. 

"Os modernos pesquisadores da mente encarnada, fascinados pelas experiências de labratório..."

Comentário de Leonardo Paixão:

Sendo esta obra do ano 1970, os modernos pesquisadores da mente encarnada eram os parapsicólogos, como Joseph  Banks Rhine nos EUA, sua esposa Louise Rhine, os pesquisadores da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS. Sobre aa pesquisas na antiga URSS, recomenda-se ler o livro Experiências Psíquicas por Trás da Cortina de Ferro, de Sheila Ostrander e Linn Schroeder.

"O psi é uma designação que dá elasticidade quase infinita aos recursos plásticos da mente, tais como conhecimento do passado (telepatia), ou acontecimentos que tiveram lugar anteriormente e se encontram gravados nas mentes de outras pessoas; conhecimento de ocorrências no mundo exterior (clarividência), sem o contato com impressões sensoriais e percepção do futuro (presciência)".

Comentário de Leonardo Paixão:

Estes fenômenos ocorrem com frequência nos trabalhos de desobsessão, de tratamento e de cirurgia espiritual no Grupo Espírita Semeadores da Paz, Campos dos Goytacazes, RJ,  que fundamos, dirgimos e onde exercemos nossos trabalhos mediúnicos.
Tais fenômenos tem sido confirmadoa por pessoas presentes nos respectivos trabalhos ou por pessoas que nos pediram ajuda com as quais entramos em contato depois. Os fenômenos de persciência ou premonitórios confirmam-se à medida que o tempo avança e, algumas vezes, quedas e acidentes e casos de prováveis cirurgias são evitados quando os encarnados alertados ficam vigilantes.

"Em princípio, os recursos valiosos da mente, nas experiências de transposição dos sentidos; fenômenos de profetismo e lucidez, demonstrações de insensibilidade táctil, nas alucinações, polarizações e despolarizações psíquicas, realizadas em epilépticos e histéricos hipnotizados, ensejavam conclusões apressadas que pareciam confirmar as características do psi".

Comentário de Leonardo Paixão:

Para um exemplo de um desses fenômenos vejamos:

As experiências de Charcot, Braid e Lombroso referentes à hipnose comprovaram que no estado hipnótico há insensibilidade nervosa e transposição dos sentidos, sobre isto, Lombroso cita a experiência que realizou com a jovem C. S., de 14 anos:
 
"De início, sonambulismo, durante o qual mostrava singular atividade nos labores domésticos, grande afetividade aos parentes, distinta disposição musical; mais tarde, apresentou mutação no caráter, audácia viril e imoral; mas, o fato mais estranho era que, enquanto perdia a visão dos olhos, via, com o mesmo grau de acuidade (o 7° na escala Jager), pela ponta do nariz e lóbulo esquerdo da orelha, lendo, assim, uma carta que então viera dos Correios, enquanto que eu lhe vendara os olhos, e pôde distinguir os números de um dinamômetro.
Curiosa era depois a nova mímica com que reagia aos estímulos levados aos que chamaremos órgãos ópticos transitórios e transpostos.
Avizinhando, por exemplo, um dedo à orelha ou ao nariz, ou fazendo menção de os tocar, ou ainda melhor, fazendo com uma lente incidir um raio de luz de lâmpada, mesmo à distância e por fração de minuto, ressentia-se vivamente e irritava-se.
- Quereis cegar-me? - gritava.
Depois, com instintiva mímica inteiramente nova, tão nova quanto o fenômeno, movia o antebraço a defender o lóbulo da orelha e a extremidade do nariz, e assim permanecia por alguns minutos" (LOMBROSO, César. Hipnotismo e Mediunidade. 5. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1999. p. 70-71).

"Comprovou-se mui facilmente por meio da sugestão hipnológica, que se pode impressionar um percipiente a fim de que o mesmo assuma personificações parasitárias momentaneamente, representando vultos da História ou simples pessoas da plebe..."

Comentário de Leonardo Paixão:

Pierre Janet em seu livro O Automatismo Psicológico traz diversos exemplos desse fenômeno.

Em nossos estudos de Magnetismo e Hipnotismo, realizamos experiências em Curso de Magnetismo realizado em nosso Grupo no ano 2016, onde não somente fortes dores de cabeça foram tratadas bem como levamos uma das percipientes a estado de transe mais profundo e sugerimos que ela estava "possuída" por um demônio. A experiência revelou-se tão bem sucedida que quando eu pedi que pessoa particpante da experiência levasse até mim um copo com água comum e quando eu aspergi um pouco dessa água sobre a pessoa em estado de hipnose e disse que era água benta, tal pessoa sentiu seu corpo queimar e quando fiz com os dedos a forma de uma cruz e lhes coloquei na testa dizendo ser um crucifixo bento, a pessoa se contorcia como a sentir fortes dores. Depois levamos a percipiente R. a um estado de relaxamento profundo e ordenamos por sugestão que ela de nada se lembrasse e, ao ser despertada, até hoje ela afirma convicta que de nada se lembra dessa experiência.
O que pudemos concluir dessas experiências? Primeiro que o Magnetismo e o Hipnotismo não são fantasias, segundo que podem e devem ser usados como tratamento para diversos males do corpo e da mente e terceiro que a partir deles podemos ter a certeza dos fenômenos de sugestão e que tais fenômenos por si não explicam outros tantos fenômenos mediúnicos como as batidas que os Espíritos dão e fenômenos outros como o da psicografia que traz identidade do Espírito com detalhes conhecidos de quem teve contato em vida com o Espírito comunicante e até mesmo a igualdade de assinatura que o Espírito pode trazer como mais um apêndice de prova à sua identidade. Além de outros fenômenos. Sobre isso leia-se o livro O Além e a Sobrevivência do Ser, de Léon Denis.

"Enquanto tais fenômenos se demoram sem explicação definitiva, a sobrevivência do Espírito após a morte do corpo não encontra aceitação pelas academias; distúrbios mentais de vária ordem aprisionam multidões em cárceres estreitos e sombrios, povoados pelos fantasmas da loucura, reduzindo o homem à condição primitiva do passado..."

Comentário de Leonardo Paixão:

Hoje temos a Reforma Psiquiátrica a não levar o ser humano a tal condição degradante. Para um estudo histórico sobre os avanços das medidas em relação às pessoas com graves distúrbios mentais, recomenda-se ler o livro História da Loucura, de Michel Foucault, onde se terá uma alta gama de informações desde a Idade Média até o século XX. E assim, poderemos apreciar os avanços no campo da Saúde Mental.

"Tratadistas estudiosos dos problemas psicossociológicos do presente atribuem grande parte dos distúrbios mentais à tensão das horas em que se vive, elevando, cada dia, o número dos desarranjados psiquicamente e aturdidos da emoção".

 Comentário de Leonardo Paixão:

Ainda hoje - 2023 -, os fatores sociais, em especial a busca da felicidade permanente, o uso intensivo das redes sociais, provocando isolamento e dependência de tela, além da tensão do cotidiano, são colocados por psiquiatras, psicólogos, psicanalistas, filósofos, sociólogos, antropólogos, por causas dos variados trantornos mentais.

"Naturalmente que, além desses, afirmam os de procedência  fisiológica, da hereditariedade, de vírus e germens, as sequelas ds epilepsia, da tuberculose, das febres reumáticas, da sífilis, os traumatismos e choques que se encarregam de contribuir larga e amplamente para a loucura. Fatores outros predisponentes a que também se referem nâo podem ser relegados a planos secundário. Todavia, além desses, que dão origem a psicoses e neuroses lamentáveis, outros há que somente podem ser explicados pela Doutrina Espírita, no capítulo das obsessões estudadas carinhosamente por Allan Kardec".

Comentário de Leonardo Paixão:

Sobre causas outras para os transtornos mentais, é de muito valor lermos ou relermos a obra A Loucura sob Novo Prisma, de Adolfo Bezerra de Menezes, onde ele tratará magistralmente a tese de que há loucura sem lesão cerebral, tendo por causa a influência de um ou mais Espíritos obsessores.

"Foi nesse período que Allan Kardec, convidado à liça da cultura e da informação, empunhando o bisturi da investigação, clareou, com uma Filosofia Científica, o Espiritismo, calcada em fatos devidamente comprovados, os escaninhos do obscurantismo, oferecendo uma terapêutica segura para as alienações torturantes, repetindo as experiências de Jesus Cristo junto aos endemoninhados e enfermos de toda ordem".

Comentário de Leonardo Paixão:

Os resultados que se obtém nas reuniões de desobsessão e de tratamento magnético-espiritual nos Grupos Espíritas em relação às pessoas obsedadas por Espíritos, vem nos mostrar o acerto de Kardec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário